quinta-feira, 21 de abril de 2011

Análise da Divina Comédia

Oi.Rafael Fi/Cas aqui.Eu fui encarregado de postar alguns textos de português no blog. O primeiro deles é uma análise sobre "A Divina Comédia" de Dante Alighieri



Análise do poema "A Divina Comédia"

O poema, ou melhor, a série de poemas que constitui a divina comédia contam a história do poeta e autor, Dante Alighieri, enquanto ele viaja ao Inferno, Purgatório e Paraíso.

O poema de Dante possui características únicas como rimas alternadas do tipo ABA, BCB, CDC, DED, etc. Essa organização, nos dias de hoje, é chamada de terzina dantesca em homenagem a ele . O poema completo é formado por mais de 14 mil decassílabos, ou seja, por versos com dez sílabas poéticas cada.

Ao longo do poema podem se identificar diversas figuras de linguagem, nas quais ironia, antítese e metonímia prevalecem, mostrando os sentimentos conflitantes de Dante na sua jornada pelo destino das piores até as melhores almas, além de dar um ar mais poético à história.

Dante Alighieri nasceu em 1265 em Florença, Itália. Quando ele escreveu seu poema, ele resolveu usar o dialeto toscano, considerado uma língua vulgar na época, ao invés de usar o latim, considerada "a língua dos cultos". Dante inventou novas estruturas para o toscano e hoje nós conhecemos essa "língua vulgar" como italiano. Por isso muitos consideram Dante como o pai do italiano moderno.

O livro, antes chamado apenas de "A comédia", teve o "divina" adicionado depois, no século XIV, por Boccaccio.

Trechos de A Divina Comédia:

Inferno:
"A meio caminhar de nossa vida
Fui me encontrar em uma selva escura
Estava a reta minha vida perdida."

Purgatório:
"Pra correr melhor água iça o batel
do engenho meu sou velame,que o mar,
atrás de si abandona tão cruel."

Paraíso:
"A glória do Senhor que tudo move,
no Universo difunde-se e esplandece
onde mais, onde menos se comprove."

Nenhum comentário:

Postar um comentário